Imagem capa - AUTO-ENSAIO: ferramentas e emoções por Aurélio F. Gomes

AUTO-ENSAIO: ferramentas e emoções


     Notaram algo em comum nas fotos acima sem ser a beleza dos girassóis e da Débora? Algo um tanto quanto incomum para aparecer no momento das fotos? Ou seria mais do que comum nos dias de hoje?


      Não precisamos reparar muito para perceber que atualmente a sociedade em geral vive conectada 24h por dia. E a ferramenta mais utilizada que permite esse feito é o celular.


      Mas hoje, não vamos falar sobre essa crítica do 'mal do século' e sim dizer o quanto essa ferramenta pode ser útil em fotos de viagens, fotos esportivas, fotos para trabalhos ambientais e até mesmo para um ensaio fotográfico a dois.


      Disparar uma câmera remotamente é algo bastante conhecido e utilizado atualmente em várias atividades. Quem nunca viu várias câmeras posicionadas atrás do gol de futebol, mas sem nenhum fotógrafo do lado? E a sequência de fotos de um carro em uma corrida de Formula 1? E uma foto do exato momento em que um animal raro sai da sua toca? Quem nunca viajou com a pessoa amada para um lugar lindo, mas que não tinha ninguém para tirar uma foto de vocês dois? Esses são vários exemplos em que uma câmera é disparada remotamente, seja através de um controle ou até mesmo via sinal Wifi.





Câmera acoplada na traseira da caminhonete de resgate para fotografar remotamente os carros de corrida na Copa GT e do lado a foto registrada pela mesma câmera / Foto de Pablo Vaz




Câmera posicionada sobre um tripé fotografa um leão. O disparo foi realizado remotamente. O registro ocorreu em um parque na África / Foto de Ed Hetherington

     

As fotos acima foram realizadas em uma plantação de girassóis que eu e minha namorada tínhamos o sonho de conhecer. Marcamos então de realizar um ensaio dela neste lugar. Ao final do ensaio sentimos falta de ter uma foto nossa naquele lugar encantador e queríamos que fosse com minha câmera e nada de selfie do celular.


     Foi aí que com ajuda de um tripé, a wifi da câmera e um aplicativo instalado no celular nos permitiram realizar esse inesquecível ensaio. Com a câmera acoplada no tripé e com a wifi ligada eu conseguia ver na tela do meu celular o que a lente estava capturando. Todo o enquadramento, configurações básicas como exposição, velocidade do obturador, abertura do diafragma e ponto de foco, estava disponível ali nas minhas mãos. Bastava um clique na tela do celular que a câmera disparava.


     A partir daí o que fez com que as fotos ficassem lindas assim foram os conhecimentos de enquadramento e direção de modelos (no caso eu mesmo e minha namorada) e claro, a própria beleza do lugar!


                Muitos vão se perguntar: mas por que então que não escondeu o celular no momento da foto? Confesso que essa foi a intenção no começo, inclusive tem algumas fotos que consegui, mas depois tive o insight de realmente deixar a mostra o celular para poder escrever sobre isso aqui no Blog e dar um certo estilo para esse AUTO-ENSAIO !!! KKKKKKKKKK


                Abaixo deixo uma mensagem do que minha namorada achou do ensaio. Logo em seguida um vídeo simples gravado por mim durante o ensaio dela e o link para o ensaio completo. Espero que tenham gostado das fotos e da ideia! =)







Clique na foto abaixo para ver o ENSAIO COMPLETO :